ALFREDO ERA O ARQUITETO QUE SEMPRE ORIENTARA A COMUNIDADE NAS MAIS DIVERSAS QUESTÕES -INCLUSIVE AS ARQUITETÔNICO-URBANÍSTICAS. ERA, ASSIM, BASTANTE RESPEITADO POR TODOS, QUE ACEITAVAM TRANQUILOS SUAS EXCENTRICIDADES -A COMEÇAR POR SUA NUDEZ. AOS 66 ANOS, O VELHO HOMEM DE BARBA GRISALHA USAVA APENAS REGATAS NAS SUAS ESTADIAS À BEIRA-MAR. A REUNIÃO ERA NA SEDE DA COOPERATIVA DE PESCADORES E UNS TRINTA HOMENS LOTAVAM A SALA PRINCIPAL. BOA PARTE DELES SE APROXIMOU DO ARQUITETO, ABRAÇANDO-O E ESTAPEANDO -LHE O RABÃO NU.
ENTÃO ELE AVANÇOU PARA O PEQUENO TABLADO E COMEÇOU A EXPOR SUA POSIÇÃO SOBRE A PROPOSTA DE FINANCIAMENTO. AO FINALIZAR, FOI A VEZ DO GERENTE DO BANCO FALAR. ALREDO OUVIA ATENTO, SENTADO NA BORDA DA MESA PRÓXIMA -NÃO QUERIA SENTAR-SE NAQUELAS CADEIRAS DE PLÁSTICO QUE NÃO CONTERIAM SUAS NÉDEGAS E, MESMO QUE AS CONTIVESSEM COM CONFORTO, AS DEIXARIAM MARCADAS. ESBOÇANDO UM LEVE SORRISO, ELE COÇOU DISCRETAMENTE O SACO NU E SEGUIU ATENTO AO BELO FUNCIONÁRIO DO BANCO. QUARENTÃO E CHARMOSO, ELE GESTICULAVA BASTANTE AO FALAR COM UMA VOZ MÁSCULA E FIRME. PERCEBEU, ENTÃO, FUROS NA ORELHA DO HOMEM -QUASE IMPERCEPTÍVEIS MAS REVELADORES! 'ENTÃO AQUELE HOMEM SÉRIO, APESAR DA CASUALIDADE DO JEANS E DA CAMISETA , USAVA BRINCOS NAS HORAS VAGAS? ISSO ERA UM FATO INTERESSANTE E RELEVANTE'..., PENSOU ALFREDO.
AO FINAL DAS EXPLICAÇÕES, OS DOIS FORAM FINALMENTE APRESENTADOS E O SESSENTÃO PODE APERTAR AQUELA MÃO FORTE. COMO QUEM NADA QUER, ELE PERGUNTOU SE PARTICIPARIA DA EQUIPE DE IMPLANTAÇÃO DO PROJETO. O TÉCNICO CONFIRMOU QUE SIM E SOLICITOU AJUDA AO ARQUITETO NO PROCESSO. O PAPO ROLOU SOLTO ENTRE OS DOIS HOMENS, A DESENVOLTURA DO ARQUITETO GRISALHO EM MEIO AO GRUPO FASCINAVA O GERENTE. AOS POUCOS O GRUPO FOI SE DISPERSANDO E ALFREDO TRATOU DE MANTÊ-LO POR PERTO.
- VOCÊ TOPARIA DIVIDIR UMA BELA PEIXADA COMIGO?
- CLARO, ALFREDO. MEU EXPEDIENTE TÁ ENCERRADO POR HOJE ...
- ÓTIMO! VAMOS, É POR AQUI...- DISSE O ARQUITETO, PONDO A MÃO SOBRE O OMBRO DO VISITANTE.
-VOCÊ CONSEGUIU ABRIR A CABEÇA DESSE PESSOAL. É IMPRESSIONANTE O RESPEITO QUE ELES TEM POR VOCÊ, APESAR ...
- APESAR DO FATO DE EU SER UM VIADÃO VELHO QUE INSISTE EM ANDAR NU NA CARA DELES?
- VOCÊ ME PARECE UM HOMEM MUITÍSSIMO BEM CONSERVADO,ALFREDO ... -CONTEMPORIZOU O GERENTE.
- SÃO SEUS OLHOS, RAYMUNDO! NÃO FOI FÁCIL, MEU AMIGO! NUNCA É. E EU AINDA QUIS COMPLICAR O NEGÓCIO. NO ÍNICIO EU DEI UMA DE GABEIRA, ANDANDO PELA VILA DE SUNGA FIO-DENTAL. FOI UMA LOUCURA, DÁ PRÁ IMAGINAR, NÃO?
- DE SUNGA FIO-DENTAL???
- POIS É! QUANDO MEU RABO NU JÁ VIRARA PARTE DA PAISAGEM, ADOTEI O BOTTOMLESS. FOI OUTRO PARTO! À FÓRCEPS, ELES ACEITARAM MINHA NUDEZ...
- É UMA BELA HISTÓRIA DE CONQUISTA E ACEITAÇÃO... QUE QUERO USUFRUIR TAMBÉM. POSSO?
O BELO E FORMAL GERENTE PAROU JUNTO AO SEU CARRO, ABRIU A PORTA E DESPIU A CALÇA JEANS. COMO EU JÁ SUSPEITARA, ELE NÃO USAVA CUECA. METÓDICO, ELE DOBROU A PEÇA E COLOCOU-A NO BANCO TRASEIRO, COM UM SORRISO IMENSO NO ROSTO.
- ALFREDO,MEU AMIGO. A SENSAÇÃO É MARAVILHOSA: TÔ ME SENTINDO UM PINTO NO LIXO!
- E QUE PINTO, RAYMUNDÃO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário