QUE DIA, MEU! ESTAVA NO TRABALHO QUANDO MINHA EX LIGOU DIZENDO QUE EU DEVIA IR AO COLÉGIO DE NOSSO FILHO. QUANDO PERGUNTEI POR QUE ELA NÃO PODERIA RESOLVER ISSO POR MIM ELA ME DISSE: 'MEU QUERIDO, ACHO QUE SEU FILHO PRECISA MAIS DE VOCÊ AGORA DO QUE DE MIM...'. PERCEBI ENTÃO QUE TINHA A VER COM A NOSSA SEXUALIDADE. DEIXEI UMAS RECOMENDAÇÕES COM O MESTRE-DE-OBRAS, GUARDEI MEU CAPACETE E ENTREI NO CARRO -ESTAVA RECEOSO: ERA A PRIMEIRA VEZ QUE EU, UM BOTTOMLESSER GAY ASSUMIDO, IRIA AO COLÉGIO DO MEU ÚNICO FILHO.
POR SORTE A RECEPÇÃO ESTAVA VAZIA AQUELA HORA E FUI INTRODUZIDO À UMA ANTE SALA POR UMA FUNCIONÁRIA VISIVELMENTE CHOCADA COM MINHA NUDEZ. SENTEI MEU RABO NU NO AMPLO SOFÁ DE COURO CAFÉ, CRUZEI A PERNA E PEGUEI UMA REVISTA PARA FOLHEAR. LOGO, PORÉM, A PORTA SE ABRIU E A SECRETÁRIA DO DIRETOR ME CONVIDOU A ENTRAR, EVITANDO ME ENCARAR.
TAMBÉM VISIVELMENTE INCOMODADO COM MINHA NUDEZ, O DIRETOR APERTOU-ME A MÃO E ME INDICOU UMA CONFORTÁVEL POLTRONA EM FRENTE À SUA MESA DE TRABALHO. AO ME VER RELUTAR EM SENTAR, TIVE DE LHE DIZER QUE A PALHINHA DO ASSENTO MARCARIA MINHAS NÁDEGAS. HOUVE UM SILÊNCIO MOMENTÂNEO QUE PARECEU DURAR UMA ETERNIDADE. ELE ENTÃO DISSE, ESBOÇANDO UM SORRISO:' ISSO REALMENTE NUNCA OCORRERA ANTES', ENQUANTO PEGAVA UM GRANDE ENVELOPE DE PAPEL RÍGIDO E ME ENTREGAVA. 'ISSO RESOLVE SEU PROBLEMA?', QUIS SABER ENQUANTO EU FORRAVA O ASSENTO E, FINALMENTE, ME ACOMODAVA.
ERA UM BELO HOMEM: UNS 60 ANOS, EM FORMA, BARBA E CABELOS GRISALHOS BEM APARADOS. E ELE FOI OBJETIVO: MEU FILHO FORA FLAGRADO FAZENDO SEXO COM UM COLEGA NO VESTIÁRIO E TERIA QUE SER SUSPENSO POR TRÊS DIAS, ENFATIZANDO QUE A ESCOLA ERA SIMPATIZANTE DA DIVERSIDADE MAS NÃO ADMITIA VIOLAÇÕES AS NORMAS INTERNAS DE CONDUTA, FOSSE POR UM CASAL HOMO OU HETEROSSEXUAL. ALÉM DA VIOLAÇÃO EM SI, PREOCUPAVA À DIREÇÃO A REAÇÃO DOS ALUNOS E DO MEU FILHO AO FATO, VISTO QUE O ASSUNTO LOGO CAIU NA BOCA DE TODOS -INCLUINDO FOTOS POSTADAS NA INTERNET.
DISSE-LHE QUE MEU FILHO TINHA A SEXUALIDADE BEM DEFINIDA E RESOLVIDA E QUE UM FATO COMO ESSE NÃO O ABALARIA DE FORMA ALGUMA. EXPLIQUEI QUE DESDE MUITO NOVO ELE CONVIVEU COM MINHA PRÓPRIA HOMOSSEXUALIDADE E, APÓS ALGUNS ENVOLVIMENTOS COM GAROTAS, ASSUMIU-SE TAMBÉM GAY. COMO PAI FIQUEI RECEOSO DAS DIFICULDADES QUE ELE ENFRENTARIA MAS O APOEI INCONDICIONALMENTE. ' E FAREI O MESMO AGORA'-CONCLUI.
-'TAL QUAL O PAI-,DISSE O DIRETOR-, ELE É UM GAROTO DE FORTE PERSONALIDADE, SR. INÁCIO. QUANDO MINHA SECRETÁRIA ME DISSE QUE O SENHOR ERA UM HOMEM QUE ANDAVA NU DA CINTURA PRA BAIXO, PERCEBI QUE TUDO SE RESOLVERIA FACILMENTE. JÁ ACONTECERAM CASOS ONDE OS PAIS OPTARAM PELA MUDANÇA DE ESCOLA -NUMA SOLUÇÃO PALIATIVA QUE APENAS POSTERGAVA A QUESTÃO DA ACEITAÇÃO. POR ISSO SEMPRE ABORDAMOS CASOS ASSIM COM MUITO TATO -NUNCA SE SABE ONDE SE ESTÁ A PISAR. FICO FELIZ POR SEU FILHO PERTENCER À UMA FAMÍLIA QUE O ACEITA TOTALMENTE. COMO O SR. SABE, ELE VAI PRECISAR MUITO DE VOCÊS...ANTES DE TRAZÊ-LO AQUI, GOSTARIA DE SABER SE O SR. TERIA INTERESSE EM FALAR PARA OS ALUNOS DAS TURMAS MAIS ADIANTADAS SOBRE ESSAS QUESTÕES DA HOMOSSEXUALIDADE. CONFESSO QUE É UM ASSUNTO QUE DEVE SER ABORDADO MAS FALTAM PESSOAS QUE TOPEM ABORDÁ-LO -ESPECIALMENTE SEM AQUELE AR DIDÁTICO QUE EMPRESTA UM AR DE ANORMALIDADE AO FATO...'
-'PUXA, NUNCA PENSEI OUVIR UM CONVITE DESSES. FICO FELIZ POR TER COLOCADO MEU FILHO NUMA ESCOLA COM TAIS QUESTIONAMENTOS, DR. JORDÃO. TAMBÉM PENSO QUE SEJA ALGO IMPORTANTE MAS TEMO QUE MINHA CONDIÇÃO DE BOTTOMLESSER POSSA SER UM EMPECILHO...'-RESPONDI.
-'NÃO IMAGINO PORQUE, SR. INÁCIO. O FATO DE O SR. SER UM PROFISSIONAL BEM SUCEDIDO APESAR DA NUDEZ ME PARECE UM FATO BEM RELEVANTE. E O ENCONTRO SERIA REALIZADO À NOITE, EVITANDO ASSIM QUALQUER CONTATO COM ALUNOS MENORES -EMBORA JÁ TENHA SIDO INFORMADO PELOS SEGURANÇAS QUE UNS QUINZE PAIS DE ALUNOS TAMBÉM SÃO BOTTOMLESSERS COMO O SR. TALVEZ SEJA CHEGADA A HORA DE TRAZERMOS ESSES PAIS PARA DENTRO DA ESCOLA.'-CONCLUIU, PEDINDO À SECRETÁRIA QUE FIZESSE ENTRAR MEU FILHOTE.
AOS 17 ANOS, ELE ERA UM BELO GAROTÃO: ALTO, MUSCULOSO, PÊLUDO, COM UM BELO E MÁSCULO ROSTO QUE A ETERNA BARBA POR FAZER E OS BRINCOS EM AMBAS AS ORELHAS SÓ REALÇAVAM. O DIRETOR O RECEBEU À PORTA COM UM FRATERNAL ABRAÇO E PALAVRAS QUE NÃO ESQUECEREI TÃO CEDO:'SEU PAI É UM HOMEM EXCEPCIONAL, MEU FILHO. VOCÊ CUMPRIRÁ A SUSPENSÃO E RETOMARÁ SUAS ATIVIDADES OBEDECENDO ÀS NORMAS DE CONDUTA DO COLÉGIO, BEM ENTENDIDO. AGORA VÁ COM SEU PAI E REFLITA SOBRE O QUE ACONTECEU, OK?'
ME LEVANTEI. JOGUEI O ENVELOPE DE PAPEL NO LIXO E SEGUREI MEU FILHÃO NOS BRAÇOS, BEIJANDO-LHE O ROSTO BARBADO ANTES DE ME DESPEDIR DO DIRETOR E SAIRMOS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário